Grupos de mountain bike de 12 velocidades Shimano - Comparação completa de tecnologia!

A programação do grupo de mountain bike de 12 velocidades da Shimano está finalmente completa, então como eles se comparam? Quais são as diferenças reais entre Deore, SLX, XT e XTR? Quais partes valem a pena atualizar? Por que um é melhor que o outro? Como os pesos reais se comparam?

Tendo literalmente viajado ao redor do mundo para assistir ao lançamento do XTR no Japão e a Bellingham para o lançamento do XT / SLX , fiquei surpreso com o quanto mais havia para aprender.

grupos de mountain bike de 12 velocidades em caixas de shimano

Este vídeo e postagem são o resultado de quase uma semana de pesquisa, horas no telefone com os representantes técnicos da Shimano e toneladas de e-mails enviados e recebidos. É a referência sobre o que separa Deore de SLX, XT de XTR; e como o Dynamic Chain Engagement e o HyperGlide + funcionam.

Sim, é um vídeo longo. Mas se você já se perguntou o que realmente torna um componente melhor do que o outro, está tudo explicado aqui ...

Comparação de grupos de MTB de 12 velocidades Shimano

Em todas as partes, você notará quatro coisas principais à medida que sobe na linha:

  • Aparência: os acabamentos diferem ligeiramente e são mais sofisticados nas partes mais sofisticadas.
  • Tolerâncias: as peças da extremidade superior têm tolerâncias mais estreitas, ficando cada vez melhores conforme você sobe na linha. O ajuste e o acabamento dos grupos da extremidade superior terão aparência e toque mais premium e serão mensuravelmente melhores.
  • Peso : As coisas ficam mais leves conforme você sobe a linha.
  • Durabilidade: Todas as peças da Shimano são duráveis, mas os materiais usados ​​no XT e no XTR são menos sujeitos ao desgaste. E, geralmente, sempre que as tolerâncias são mais exatas, as coisas tendem a desenvolver menos jogo e durar mais.

É importante notar que mais peças e peças em componentes de ponta são feitas no Japão, na própria fábrica da Shimano, onde se aplicam padrões de CQ mais elevados do que suas outras fábricas em outros países. Até mesmo a faixa de peso tem uma tolerância mais restrita, razão pela qual você não verá um peso declarado publicado para as peças do Deore 6100, mas verá para o resto.
Isso também explica porque o XTR tem garantia de 3 anos, enquanto os outros grupos têm dois anos.

Curiosidade: Tecnicamente, XT é “Deore XT”, e deve ser referido como tal se você se encontrar nos corredores sagrados de Shimano. Mas, para resumir, estamos chamando-o pelo nome de rua, XT.

Comparação da corrente de 12 velocidades Shimano

partes de uma cadeia de mountain bike de 12 velocidades shimano

Estamos começando com cadeias porque as tecnologias e designs usados ​​aqui ajudam a tornar possíveis coisas como DCE e HyperGlide +. Portanto, entender seu design nos ajuda a entender por que os trens de força da Shimano funcionam tão bem. E o uso selecionado de dois materiais - SIL-TEC e cromização - mostra como eles diferenciam peças de aparência muito semelhante. Então, uma rápida explicação sobre eles:

  • SIL-TEC: um processo de galvanização avançado que une as partículas de flúor ao metal para criar uma superfície de ultra baixa fricção e longa duração. Também ajuda a reduzir consideravelmente o ruído. Shimano diz que o flúor é um material altamente reativo, então, uma vez que entra em contato com o metal da corrente, ele reage vigorosamente e permanece ligado e para de reagir com outros materiais. Ou seja, é menos provável que se desprenda moléculas ao deslizar sobre os dentes de uma engrenagem. E isso, diz Shimano, é uma parte importante do atrito - as moléculas reagem umas com as outras entre as superfícies. Portanto, quanto menos as coisas reagem entre si, menos atrito você terá.
  • Cromização: o cromo é difundido no metal para torná-lo mais duro e durar mais tempo. Eles o usam há anos e ele chega a todas as quatro correntes de 12 velocidades, mas em áreas diferentes.

comparação lado a lado das cadeias de mountain bike de 12 velocidades shimano

Usados ​​juntos, você obtém os dois benefícios - mais durabilidade e menos atrito. Porém, a cromização é um processo mais caro, portanto, em alguns casos, você verá apenas o SIL-TEC sendo usado, ou apenas a cromização. E às vezes ambos.

Todas as quatro correntes usam o mesmo formato de placa e começam com a mesma corrente de aço de alta qualidade. São os acabamentos que os separam. Aqui está o detalhamento:

Corrente Deore CN-M6100

  • Pino de ligação do rolo de cromização
  • 252g

Corrente SLX CN-M7100

  • Placa de ligação do rolo SIL-TEC
  • Pino de ligação do rolo de cromização
  • 252g

Corrente XT CN-M8100

  • Sem SIL-TEC
  • Placas e pinos do elo do rolo de cromização
  • 252g

Corrente XTR CN-M9100

  • Placas de ligação de pino SIL-TEC e rolo
  • Placas e pinos do elo do rolo de cromização
  • Atualizações para pinos ocos (economiza 10g)
  • 242g

Comparação entre pedivela e coroa de 12 velocidades Shimano

braços de manivela shimano xtr m9100

Para os manivelas, todos, exceto Deore, usam sua construção Hollowtech II, o que basicamente significa que são forjados ocos.

Todas as manivelas Hollowtech II da Shimano são feitas no Japão. Como uma nota lateral, todos os freios de ponta são sangrados no Japão, mas quando você chega ao nível de Deore, eles são feitos na fábrica de Shimano na Malásia. Nenhum de seus componentes é realmente feito por um fabricante terceirizado, a Shimano faz praticamente tudo o que vende. Mas nem tudo é feito em sua fábrica inteligente Sakai em sua sede em Osaka, Japão. Eles guardam aquele lugar para suas melhores coisas.

Veja como os pedivelas se comparam:

braços de manivela shimano deore m6100

Deore FC-M6100-1

  • Forjado, não oco
  • Vem com corrente pré-instalada
  • Logotipos que mudam de cor
  • Opções de fator Q de 172/178 mm
  • 789g c / anel 32t

braços de manivela shimano SLX m7100

SLX FC-M7100-1

  • Braços forjados ocos Hollowtech II
  • Opções de fator Q de 172/178/181 mm
  • 634g c / anel 30t
  • 154g mais leve que Deore

braços de manivela shimano xt m8100

XT FC-M8100-1

  • Hollowtech II
  • Braços reduzidos, mas muito semelhantes ao SLX
  • Opções de fator Q de 172/178/181 mm
  • 622g c / anel 30t
  • 12g mais leve que SLX

2020 shimano xt M8100 e xtr M9100 cranksets comparação lado a lado

XTR FC-M9100-1

  • Hollowtech II, mais ou menos - é uma construção de braço de duas peças onde o topo e a base são forjados separadamente, o excesso de material é usinado e então eles são unidos. Permite que eles removam mais material para torná-los mais leves
  • O parafuso de fixação integrado elimina os parafusos de aperto duplo
  • Opções de fator Q mais estreitas de 162/168/171 mm
  • 528g c / anel 30t
  • 94g mais leve que XT

O que significam os números do modelo de Shimano?

diagrama do número do modelo do componente shimano mostrando o que os números significam para as especificações e recursos

Com relação ao esquema de nomenclatura numérica, cada número faz referência a algo, ajudando você a ter certeza de que está recebendo a peça certa para sua construção. A imagem acima é uma análise geral baseada no XT, mas você gostaria de verificar as especificações antes de comprar.

parafuso de instalação do anel de trava xtr comparado ao design do parafuso de aperto xt nos braços da manivela
O parafuso integrado do XTR com ajuste da moldura (à esquerda) em comparação com o design de parafuso de aperto Shimano tradicional no XT (à direita).

Vale ressaltar que XT e XTR costumavam ter versões RACE e TRAIL. Eles ainda os têm, eles simplesmente não os chamam de “Trail” e “Race” mais. Em vez disso, eles são nomeados numericamente e o XTR tem opções dramaticamente mais restritas do que o resto. Se você estiver considerando os mais estreitos, verifique se eles limparão algumas correntes do quadro Boost ou SuperBoost mais amplas. Em caso de dúvida, escolha uma pedaleira mais larga; de qualquer forma, tem apenas alguns milímetros de diferença.

E quanto às coroas?

coroas de corrente shimano 12 speed para deore, slx, xt e xtr mostradas lado a lado em uma comparação

As manivelas de ponta superior da Shimano não têm as coroas instaladas. Isso porque para SLX, XT e XTR, eles são vendidos separadamente.

Embora a corrente de Deore pareça um caso de quatro parafusos padrão, não é. Deore usa uma aranha de aparência mais tradicional, mas na verdade é um item de montagem direta que é uma unidade. A aranha é de liga leve, com uma corrente de aço permanentemente presa a ela. Portanto, se você deseja substituir a coroa, você está substituindo todo o conjunto. Mas não se preocupe, eles são baratos.

Comparação da coroa de corrente shimano slx versus xt versus xtr
No sentido horário a partir do topo: XTR, XT e SLX. Todas as fotos © Bikerumor / Tyler Benedict

As coroas SLX e XT usam um suporte de liga com dentes externos de aço, que recebem um tratamento de superfície anodizado para melhorar a durabilidade. Eles são muito semelhantes, exceto XT recebendo uma portadora anodizada onde SLX é pintado. A verdadeira diferença é a seção intermediária composta.

No XT, é um plástico reforçado com fibra de carbono .

Mas no SLX, é um plástico reforçado com fibra de vidro .

Shimano nos diz que o carbono um do XT será um pouco mais rígido e talvez alguns gramas mais leve. Não é realmente sobre o peso, no entanto. Trata-se de dar a ele uma melhor relação resistência / peso. E isso ajuda a explicar por que os anéis XT custam cerca de duas vezes mais que o SLX.

O XTR é uma coroa de uma peça, toda em alumínio, com um tratamento de superfície muito caro para levar sua durabilidade a níveis comparáveis ​​aos das coroas de aço nas outras. Portanto, é muito mais leve, mas igualmente durável.

parte traseira das coroas de corrente shimano 12 com engate dinâmico da corrente e mais detalhes

Todas as coroas de 12 velocidades usam o Dynamic Chain Engagement + da Shimano, que é a sua versão exclusiva de um design estreito. Para a melhor explicação / demonstração de como isso funciona, o vídeo mostra como os dentes largos fazem interface com a corrente e como o design da corrente evita vibrações e ruídos. É demais. Eu sei, 29 minutos. Vale a pena.

Comparação de cassetes Shimano 12 velocidades

comparação lado a lado com cassetes de mountain bike de 12 velocidades shimano
No sentido anti-horário a partir do canto superior esquerdo: Deore, SLX, XT e XTR.

As maiores diferenças entre os cassetes para mountain bike de 12 velocidades da Shimano são os materiais usados ​​para aumentar a durabilidade ou reduzir o peso.

Todos os quatro usam HyperGlide +, que é o design de mudança mais recente da Shimano e se relaciona ao formato que ajuda a corrente a se deslocar mais rápida e suavemente em ambas as direções ... para cima e para baixo.

comparação lado a lado com cassetes de mountain bike de 12 velocidades shimano

Embora eles ofereçam cassetes 10-45 menores e mais estreitos para os grupos de corrida, estamos comparando os cassetes 10-51 mais populares aqui, todos com os mesmos passos de engrenagem:

(2-2-2-2) (3-3) (4) (5) (6-6-6)

Shimano 12 velocidades mountain bike cassetes menor duas engrenagens ponto de conexão close up

O corpo do freehub Micro Spline da Shimano ainda usa uma ranhura de sincronização, ou seja, uma ranhura que é maior do que as outras. Isso é necessário porque não é um cassete de uma única peça, então eles precisam se certificar de que todas as rodas dentadas estejam alinhadas corretamente com a anterior para que o HyperGlide + funcione corretamente.

Curiosidade: Shimano diz que se você quiser que o HG + realmente funcione como pretendido, você precisará usar suas correntes para mountain bike de 12 velocidades, com todos os seus chanfros e formas.

close-up mostrando como duas engrenagens menores em cassetes de mountain bike de 12 velocidades shimano se conectam ao corpo do freehub da microspline

Uma das características mais interessantes é como as duas engrenagens menores se conectam às outras.

As engrenagens 10t e 12t mal se encaixam nas ranhuras do corpo do cubo livre, se é que o fazem, então, na verdade, contam com essas pequenas ranhuras para travar na engrenagem maior atrás dele. Eles não parecem muito, mas eles fazem o trabalho.

Quer saber por que eles fazem isso dessa maneira? Permite que eles misturem materiais, usando titânio e ligas para economizar mais peso e manter os custos de fabricação baixos ... o que ajuda a torná-lo mais acessível para você também.

Ok, vamos comparar as fitas:

DEORE CS-M6100

  • Todas as engrenagens de aço
  • Incluindo um anel de bloqueio de aço
  • Aranha pintada
  • 589g

SLX CS-M7100

  • 11 engrenagens menores são de aço
  • 1 maior é de alumínio e é anodizado
  • Mantém a aranha pintada
  • 534g
  • Economia de 55g em relação ao Deore

XT CS-M8100

  • As 10 engrenagens inferiores são de aço
  • 2 maiores são de liga anodizada
  • Também mantém a aranha pintada
  • 470g
  • Economia de 64g em relação ao SLX

XTR CS-M9100

  • 4 menores são de aço
  • 5 engrenagens do meio são titânio
  • 3 maiores são de alumínio
  • Aqui, a aranha é anodizada em vez de pintada, mas, estranhamente, as engrenagens de alumínio são pintadas em vez de anodizadas
  • 367g
  • Economia de 103g em relação ao XT

Comparação do Shifter Shimano de 12 velocidades

Shifters mtb de 12 velocidades shimano comparados lado a lado

Os shifters têm algumas diferenças óbvias do lado de fora, incluindo a faixa de ajuste que eles têm quando usados ​​com braçadeiras de alavanca de freio iSpec. Mas as maiores diferenças são internas e têm a ver com sua sensação e funcionalidade.

Todos eles vêm em opções de montagem I-SPEC EV ou braçadeira. Se você estiver usando os suportes I-SPEC, todos eles têm uma faixa de ajuste deslizante da esquerda para a direita de 14 mm, para que você possa posicionar o shifter mais para dentro ou para fora.

Mas o I-Spec EV também permite o ajuste rotacional em relação à alavanca do freio, e você verá algumas diferenças entre os modelos. As faixas de rotação mencionadas abaixo são, na verdade, baseadas na janela de ajuste na alavanca do freio , não no câmbio. Portanto, se você colocar um câmbio Deore em uma alavanca de freio XTR, ele terá 60º de ajuste rotacional.

Shifters mtb de 12 velocidades shimano comparados lado a lado com a vista de cima para baixo
No sentido anti-horário a partir do canto superior esquerdo: Deore, SLX, XT e XTR.

DEORE SL-M6100

  • RapidFire Plus (o que significa que você pode reduzir a marcha para até três marchas mais fáceis de cada vez)
  • Liberação bidirecional (o que significa que você pode empurrar ou puxar para cima para uma marcha mais difícil)
  • 10º de ajuste do ângulo de rotação i-SPEC
  • Cabos OptiSlick
  • 132g (com grampo de banda, não I-Spec EV como outros listados aqui)

SLX SL-M7100

  • RapidFire Plus
  • Liberação de duas vias
  • 20º de ajuste do ângulo de rotação i-SPEC
  • Algumas tampas e pequenas peças feitas de plástico reforçado com fibra de vidro
  • Os corpos das alavancas são de aço e plástico de fibra de vidro também, o mesmo para Deore
  • As alavancas giram nas buchas dentro do casco, o mesmo para Deore
  • Cabos OptiSlick
  • 117g
  • (alguns gramas) mais leve que Deore

XT SL-M8100

  • RapidFire Plus, aumentado para quatro turnos
  • Liberação de duas vias
  • Adiciona Multi-Release, permitindo que você mude duas marchas ao mesmo tempo, se quiser
  • Também adiciona liberação instantânea, o que significa que muda com o clique, não com a liberação
  • 20º de ajuste do ângulo de rotação i-SPEC
  • A alavanca principal é atualizada para uma construção totalmente em alumínio com uma almofada de borracha ranhurada
  • Por dentro, ele atualiza a alavanca e outros movimentos para usar dois rolamentos
  • 117g
  • Mesmo peso que SLX

XTR SL-M9100

  • Mesmos recursos de liberação RapidFire Plus, Bidirecional / Multi / Instant do XT
  • 60º de ajuste do ângulo de rotação i-SPEC
  • Atualizações para um cabo revestido de polímero liso
  • Por dentro, ele é atualizado para quatro rolamentos
  • Tampas e pequenas peças atualizadas para plástico reforçado com fibra de carbono
  • Alavanca de liberação atualizada para plástico reforçado com fibra de carbono
  • 112g
  • 5g mais leve que XT

Comparação do Desviador Traseiro de 12 Velocidades Shimano

todos os quatro desviadores traseiros de MTB de 12 velocidades Shimano comparados lado a lado
No sentido anti-horário a partir do canto superior esquerdo: Deore, SLX, XT e XTR.

Todos os quatro desviadores traseiros de 12 velocidades usam o design Shadow + da Shimano, que basicamente significa duas coisas: primeiro, que é um design de perfil baixo que não se projeta para fora da corrente, então é menos provável que seja atingido em uma pedra, árvore, qualquer coisa.

Em segundo lugar, é a embreagem, que ajuda o sistema a ficar mais silencioso e evitar que a corrente salte com tanta força que se solte da coroa.

A partir daí, é em grande parte sobre diferenças de materiais e, novamente, a técnica de fabricação e tolerâncias de precisão. E a modelagem dos paralelogramos e outras partes do corpo. É por isso que você não vê muitas diferenças nas especificações dos marcadores abaixo, mas verá mais diferenças físicas ao observá-los lado a lado (mostrado no vídeo).

DEORE RD-M6100-SGS

  • Os pontos de pivô no paralelogramo estão se movendo em buchas revestidas com farinha (o mesmo para todos os quatro desviadores)
  • Buchas dentro das rodas da polia
  • Parafuso principal oco de aço inoxidável
  • Placas de gaiola de polia de aço
  • Partes do corpo de plástico reforçado com fibra de vidro (GFRP)
  • 318g

SLX RD-M7100-SGS

  • SLX e acima adicionam uma placa de amortecimento à gaiola da polia
  • Mantém as buchas nas polias, mas tolerâncias mais apertadas
  • Atualizações para parafuso principal oco de aço inoxidável anodizado
  • Placas de gaiola de polia de liga pintada
  • 316g
  • 2g mais leve que Deore

XT RD-M8100-SGS

  • Atualizações para rolamentos vedados dentro das polias, para que rolem mais rápido e mais fácil
  • Parafuso principal oco de aço inoxidável anodizado
  • Placas de gaiola de polia de liga pintada
  • 285g
  • 31g mais leve que SLX

XTR RD-M9100-SGS

  • Também usa rolamentos vedados dentro das rodas da polia
  • Partes do corpo de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP)
  • Onde os outros três têm 7 buchas de ligação com revestimento fluorídrico, o XTR obtém 8
  • Atualizações para parafuso de ajuste de liga
  • Atualizações para parafuso principal de liga
  • Gaiola interna de liga anodizada, placa externa CFRP
  • Muito mais cinzelado e moldado para remover peso
  • 237g
  • 48g mais leve que XT

Outras notas: XTR é o único RD de 12 velocidades disponível no GS Medium Cage (para 10-45 cassetes). SLX, XT e XTR vêm em designs MX120 para uso com trens de força 2 × 12, mas Deore é 1 × 12 apenas.

Correções do vídeo: No vídeo eu digo erroneamente que Deore e para cima pegam a placa do pára-choque na gaiola da polia, mas é apenas no SLX e superior. Além disso, Deore a XT usam eixos B de aço inoxidável (parafuso de montagem principal), no vídeo eu digo incorretamente que SLX e XT têm parafusos de liga leve.

vista superior do câmbio traseiro shimano xt m8100vista superior do câmbio traseiro shimano xtr m9100

Uma comparação visual entre XT (superior) e XTR (inferior) mostra como Shimano remove mais material dos desviadores de extremidade superior para economizar mais peso. Você pode ver mais exemplos disso no vídeo.

Pesos reais do grupo Shimano 12 velocidades MTB

(Pesos e preços serão adicionados como um gráfico aqui em breve, então você poderá encontrar tudo em um só lugar. Siga-nos no social para uma atualização quando isso for adicionado. Enquanto isso, você pode encontrar todas essas informações ao longo desta história e nas postagens com links abaixo.)

Para mais informações sobre cada grupo, confira a cobertura de lançamento e primeiras impressões nos seguintes links:






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.